A cirurgia ortopédica é uma das mais habituais dos brasileiros, mas ainda assim gera muitas dúvidas na hora da sua realização. Indicada para tratar problemas nos ossos e nas juntas do corpo, ela era conhecida por causar fortes dores e por levar um longo período de recuperação.
Mas hoje, não é mais assim. Você vai conhecer neste artigo as novidades da tecnologia que têm permitido cirurgias ortopédicas menos invasivas, e entender mais sobre quatro problemas graves que ocorrem quando ela não é realizada a tempo. Gostou do tema?
Então fique com a gente!
Mas afinal, o que é cirurgia ortopédica?
A cirurgia ortopédica é um procedimento que tem o objetivo de corrigir doenças e deformidades dos ossos (fraturas, trincas e fissuras), ligamentos, músculos e articulações (juntas), além de problemas na coluna vertebral e nos braços e pernas em geral.
Geralmente, é uma operação que busca devolver a mobilidade e a qualidade de vida às pessoas que possuem problemas ortopédicos.
Na maioria das vezes, são utilizados pinos e estruturas metálicas em locais de muita movimentação, o que causava preocupação em alguns pacientes. Mas inovações tecnológicas vêm mudando esse cenário.
4 motivos para não adiar a cirurgia ortopédica
Agora que você já entendeu os benefícios da cirurgia ortopédica e as melhorias que a robótica trouxe para a operação, vamos conhecer os quatro principais motivos para não adiá-la, e garantir o melhor tratamento para seu problema. Vamos lá?
- Quanto mais tempo demora, mais difícil fica o tratamento
Por não ser uma especialidade médica que exija normalmente uma rotina de cuidados e exames, as pessoas costumam procurar o médico ortopedista somente em casos extremos. Com isso, a causa do problema se agrava com o tempo, prejudicando o tratamento e algumas vezes impossibilitando a cirurgia.
- A cirurgia robótica resolveu as dúvidas dos pacientes
Como vimos acima, a cirurgia robótica ortopédica resolveu as principais dúvidas do paciente: as dores da operação, graças aos cortes menores e mais precisos, e o tempo e as complicações do pós-operatório, com implantes personalizados que correspondem aos mais diversos biotipos.
- Já existem hospitais com vasta experiência em cirurgia robótica ortopédica
Em Belo Horizonte, o São Lucas Hospital Particular e Convênio foi pioneiro na cirurgia robótica ortopédica com o Robô Rosa, e em dois anos realizou mais de 300 operações de sucesso, permitindo aos pacientes voltarem às suas atividades normais com mais confiança.
- É possível pagar pouco e com condições especiais
No próprio São Lucas, é possível fazer a cirurgia robótica ortopédica a preços acessíveis e parcelamento em até 36 vezes, na Clínica São Lucas Para Todos. Criada para ampliar o acesso à saúde para quem mais precisa, a clínica é especializada em cirurgias eletivas e conta com toda a qualidade e excelência do São Lucas Hospital Particular e Convênio.
Caso você tenha Plano de Saúde, você deve marcar a sua consulta pré-avaliativa no Ambulatórios de Convênios. Este ambulatório é voltado para receber pacientes que já possuem convênios e necessitam de fazer uma cirurgia eletiva.