Sabia que o Cartão do SUS e documento de identificação são obrigatórios?

Hospital Evangélico de Mantena Reforça Importância da Segurança e Documentação dos Pacientes.

O Hospital Evangélico de Mantena está comprometido com a segurança e o bem-estar dos seus pacientes. Uma parte essencial desse compromisso é a apresentação de documentos tanto para atendimento quanto para visitas a pacientes internados, o que contribui significativamente para o controle e segurança de todos os envolvidos.

Desde março de 2012, o cadastro e uso do Cartão Nacional de Saúde (CNS) tornaram-se obrigatórios para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como para aqueles que possuem planos de saúde ou realizam consultas particulares. Segundo a Portaria Nº 763/2011, do Ministério da Saúde, essa medida visa manter o banco de dados sempre atualizado. A centralização dos registros permite reunir informações essenciais sobre os pacientes, incluindo consultas, exames, medicamentos, procedimentos e hospitais.

Embora a ausência do Cartão Nacional de Saúde não impeça o atendimento dos cidadãos nas unidades do SUS, o uso dele é indispensável para procedimentos não caracterizados como urgência e emergência, como exames, consultas e cirurgias eletivas (agendadas com antecedência).

Para garantir um atendimento eficiente e seguro, solicitamos que todos os pacientes apresentem o CNS durante suas visitas ao hospital. Além disso, os visitantes de pacientes internados devem apresentar seus documentos para melhorar o controle e garantir a segurança de todos. O Cartão Nacional de Saúde pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), preferencialmente na mais próxima da residência do paciente, com a apresentação de documentos pessoais (CPF e RG) e comprovante de endereço.

O Hospital Evangélico de Mantena está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e auxiliar no processo de emissão do CNS. Sua colaboração é fundamental para mantermos um ambiente seguro e organizado, garantindo a qualidade do atendimento e a segurança dos nossos pacientes.

Documento de Identificação.
Cartão Nacional de Saúde