Trazendo Conforto Espiritual: A Reinstituição da Capelania Hospitalar no Hospital Evangélico

Hoje é uma data marcante para o Hospital Evangélico, para os evangélicos e para todos os pacientes do HEM. Por que hoje tem início o departamento de Capelania Hospitalar organizado.

O atendimento que os hospitais oferecem é o tratamento físico e mental, mas somente a capelania evangélica pode oferecer o tratamento espiritual: “Consolo, conforto, esperança e fé, acompanhado de uma dose da Palavra de Deus e oração”.

Conforme ações diversas que compõe a nova etapa de administração do HEM, estamos melhorando, ampliando, especializando, profissionalizando e qualificando nosso hospital.

A capelania vem não só qualificar o serviço de apoio integral ao paciente e sua família, bem como aos servidores de saúde e parceiros que interagem aqui, mas também, fazer jus ao nome do Hospital, “EVANGÉLICO” de essência.

Evidentemente que nos tempos passados este apoio religioso era cumprido na assistência de alguns irmãos e pastores, no entanto de forma aleatória, descontinuada e sem controle.

Hoje a estrutura funcional da capelania conta com um capelão responsável é o Rev. Max Wenzel Eler Louzada, que também é o vice-presidente do hospital e pastor titular da Igreja Presbiteriana da Vila Nova.

A equipe inicial conta, além do capelão, com um capelão auxiliar, a irmã Cristiane Oliveira, e uma equipe de visitadores devidamente qualificados e preparados para a visitação hospitalar. Trata-se de irmãos [servos de verdade] voluntários de diversas igrejas. Assim poderemos proporcionar um atendimento de capelania exclusivo e personalizado no HEM. Isto significa qualidade para o atendimento do hospital no que diz respeito a esta tarefa.

Vale ressaltar que a partir de agora fica assegurado aos ministros religiosos o acompanhamento de seus membros no hospital nos termos das leis que a regem tal direito (LEI N° 9.982, DE 14 DE JULHO DE 2000.). No entanto a visitação religiosa leito a leito, será exclusivamente feita por membros da Equipe da capelania. Estamos abertos a receber e treinar aqueles que são vocacionados para esta tarefa e os preparar. Fale conosco e encaminharemos você para o curso e preparo adequado habilitando-o para exercer a visitação no hospital. Vale ressaltar que contamos com o apoio e oração das igrejas e seus pastores.

Outras ações aliadas a esta tarefa da capelania estarão sendo implementadas, tais como cultos comemorativos, ações evangelísticas no ambiente externo quando houverem campanhas. Estamos vislumbrando uma casa de apoio aos pacientes e familiares que se deslocarem de regiões mais distantes. Enfim, fazer com que o hospital vá além do cuidado com a saúde física, cuidando integralmente da vida neste lugar.

Em suma, estaremos apresentando o evangelho completo conforme lemos no SALMOS 147:3 que diz: Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades,” O evangelho completo oferece a cura para o pecado e proporciona a possibilidade para a cura das consequências do pecado.

Equipe de Capelania sendo recepcionada no Hospital pelo Vice Presidente Rev. Max